Curta Nossa Página
Pagina Inicial Caldas Novas
Caldas Novas - Goiás
Caldas Novas
  • História
  • Águas Quentes
  • Telefones Úteis
  • Pontos Turísticos
  • Galeria de Fotos

                            Caldas Novas é um município brasileiro do estado de Goiás, fundado em 1911. Situado ao sul goiano, hoje com 68.508 habitantes numa área de 1.589,518 km² aproximadamente. Gentílico: Caldasnovense O município também é conhecido no mundo inteiro por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.

                            A principal fonte de renda do município gira em torno do turismo A cidade de Caldas Novas foi descoberta em 1722 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho. Inicialmente pertencia a região de Santa Cruz, no sertão goiano, e que logo chamou a atenção de lavradores que identificaram nelas propriedades terapêuticas de alto valor. Em 1777, Martinho Coelho, enquanto caçava nas matas vizinhas, descobriu novas fontes às margens do Rio Pirapetinga, às quais deu o nome de Caldas de Pirapetinga, e outras às margens do Córrego Lavras, dando-lhes o nome de Caldas Novas. Após a morte de Martinho Coelho, seu filho, Antônio Coelho de Siqueira assumiu a administração da Fazenda das Caldas.

                            Em 1818, recebeu a visita de Augusto de Saint Hilaire, e do então Governador de Goiás, Capitão General Fernando Delgado Leite de Castilho, que se curou de paralisia e reumatismo em suas águas, tornando-as ainda mais conhecidas. Em 1838, a pedido do diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, veio até Goiás, o dr. Vicente Moretti Foggia, examinar as propriedades terapêuticas das águas da Fazenda das Caldas.

                            Com a morte de Antônio Coelho, em 1848, Fazenda das Caldas, com todas as fontes, foi vendida a Domingos José Ribeiro, que em 27 de Janeiro de 1850, doou uma parte da fazenda, às margens do Córrego Lavras, para a construção da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, a padroeira da cidade. Em 05 de julho de 1911, Urbano Gouveia nomeia Bento de Godoy como presidente da primeira intendência que foi instalada dia 01 de outubro. Logo depois, em 21 de outubro, Caldas Novas foi emancipada e desde então, nessa data, se comemora aniversário de Caldas Novas.

                            A descoberta das águas quentes aconteceu no final do século XVIII, mas a primeira “casa de banho” de Caldas Novas surgiu apenas em 1910. Ela foi construída pelo major Victor de Ozeda Ala para seus familiares e amigos, e funcionava onde hoje é o Balneário Municipal. O primeiro grande empreendimento surgiu somente em 1964: a Estância Thermas do Rio Quente, que antes pertencia ao município de Caldas Novas. Hoje, após muitos anos do surgimento do primeiro empreendimento, a cidade conta com mais de 23.052 leitos entre hotéis, pousadas e flats. Maior pólo turístico do Centro-Oeste, Caldas Novas recebe cerca de 02 milhões de visitantes por ano e é famosa pelos poderes medicinais de suas águas termais, cuja temperatura chega a mais de 50° centígrados. Hospitaleira como toda cidade goiana, oferece artesanato variado e saborosa culinária típica.

.: GEOLOGIA E FORMAÇÃO DAS ÁGUAS QUENTES: Por Fábio Haesbart - geólogo

                            
                            Geologia e Modelo Hidrogeológico de Caldas Novas e Rio Quente O Domo da Serra de Caldas destaca-se na região e é constituído por metassedimentos do Grupo Paranoá. Os terrenos rebaixados adjacentes constituem-se de xistos variados e quartzitos do Grupo Araxá. Entende-se por Domo de Caldas ou Serra de Caldas ou ainda Domo Estrutural de Caldas, a feição fisiográfica/estrutural caracterizada pela elevação topográfica isolada no sudeste goiano, que alcança cotas topográficas superiores a 1000 metros.

                            Os terrenos rebaixados são distribuídos sobre morfologia de relevo plano a suave ondulado com cotas topográficas variando de 600 a 800 metros. A seção geológica, idealizada pelos geólogos José Fernando Gambier Costa e Fábio Floriano Haesbaert (2000), ilustra o posicionamento destas rochas em sub-superfície.

                            As rochas da região foram originalmente depositadas em um ambiente marinho. A idade para a sedimentação do Grupo Paranoá situa-se entre 950 e 1350 Ma, posicionada no Meso-Neoproterozóico. O metamorfismo é de muito baixo grau, as estruturas sedimentares muito bem preservadas. A idade do Grupo Araxá, situa-se entre 830 ± 50 a 1020 ± 100 Ma (unidade neoproterozóica). As águas termais de Caldas Novas e Rio Quente são águas de chuvas que penetram no solo e descem em profundidade de cerca de 1500 metros, através de grandes fraturamentos. No contato com as rochas, são mineralizadas e aquecidas pelo fenômeno denominado de gradiente geotérmico. Um modelo de fluxo destas águas foi idealizado em 1999 por Tröger; Costa; Haesbaert e Zschocke.

                            No modelo esquemático do fluxo da água subterrânea (representada pelos segmentos de cor azul) temos dois grandes sistemas de circulação da água da chuva, que infiltra e abastece o aqüífero termal: O 1° sistema de circulação, com recarga na Serra de Caldas Novas, permite a descida de água em profundidades de até 1500 metros, atingindo cerca de 75°C.

                            Estas águas sobem, após aquecidas, e constituam as águas da Pousada do Rio Quente (misturada com águas mais frias) e as águas dos poços com maiores temperaturas de Caldas Novas (59°C).
É denominado de aqüífero Paranoá. O 2° sistema de circulação, com recarga em volta da Serra de Caldas e com cotas acima de 720 metros, originam a maior parte das águas de Caldas Novas ( com temperatura em torno de 38 a 40°C). É denominado de Aqüífero Araxá.

                            A Exploração da Água Termal em Caldas Novas e Rio Quente A exploração do aqüífero termal em Caldas Novas é feita através de 149 poços com temperaturas entre 27 a 59°C e uma vazão de 427 l/s e também na Lagoa de Pirapetinga com temperaturas até 49,5°C e vazão de 14 l/s. As nascentes do Rio Quente constituem-se em 25 ocorrências termais e uma vazão de 1634 l/s. O nível dinâmico do aqüífero termal que em 1979 encontrava-se na cota de 670 metros, caiu para 618 metros em 1996. Com o gerenciamento do aqüífero, onde várias medidas de controle de exploração foram tomadas, o nível chegou a recuperar 36 metros, atingindo a cota de 654 metros em 1998 e permanecendo hoje com uma cota média de 644 metros
.
 
.: Propriedades Terapêuticas da Águas Quentes
                   As águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem em dissoluções sais minerais e gases, que pelas suas composições físico-químicas, possuem comprovadas propriedades terapêuticas.
                            
                            Essas águas, quando bebidas na fonte por vários dias, agem como uma lavagem interna do aparelho digestivo, sendo indicadas nas infecções e moléstias alérgicas.

.: Efeitos Benéficos

.: afecções do aparelho digestivo
.: estimulante do metabolismo das glândulas endócrinas
.: aumento da diurese e excreção do ácido úrico
.: produz efeito sedativo sobre o sistema nervoso
.: Prefeitura de Caldas Novas
Endereço: Av. Orcalino Santos, Nº. 283 - Paço Municipal
Telefone: 064 3454 - 3500

.: Câmara Municipal de Caldas Novas
Endereço: Av. Tiradentes - S/N - Setor Itanhangá I
Telefone: 064 3453 - 1188

.: Hospital Municipal André Alla Filho
Rua P, Esquina Com Rua L S/Nº
Telefone: 064 3454 – 3516

.: Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida
Rua Eça de Queiroz 13, Qd. 07 Lote 10 – Termal
Telefone: 064 3454 – 3516

.: Aeroporto
Telefone: 064 3454 – 3582

.: Farmácia Municipal
Telefone: 064 3454 – 3514

.: Farmácia Popular
Telefone: 064 3454 –6807

.: PROCON
Telefone: 064 3454 – 3514

.: Rodoviária
Telefone: 064 3454 – 3591

.: LAGO DE CORUMBÁ
Com 100 km de extensão e 65 km2 de área, o lago da Hidrelétrica de Corumbá é formado pelos rios Pirapitinga, Piracanjuba, Peixe e São Bartolomeu, e se localiza a 9 km do Centro de Caldas Novas.
Com perímetro bastante recortado e natureza exuberante, é ótimo para a prática de esportes náuticos, como lancha e jet-ski e pesca esportiva.
.: PARQUE DA LAGOA QUENTE
A Lagoa Quente ou Lagoa de Piritininga é um dos pontos mais bonitos de Caldas Novas, com bosques e piscinas termais, oferece camping, piscinas, sauna, quadras de areia. Suas águas podem chegar a 50º e fica a 6 km do centro de Caldas Novas.
.: O PESCAN - PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, ou PESCAN, foi criado em 1970, pela Lei 7.282, de 25 de setembro de 1970 para proteger as nascentes das águas termais do município, o PESCAN. Possui uma área de 12.315.358 hectares. Abriga fauna e flora diversificadas, com algumas espécies ameaçadas de extinção. Atualmente é administrado pela Agência Goiana do Meio Ambiente - AGMA, e dispõe de auditório, alojamento para os funcionários, guias, mirantes, trilhas e cascatas. Tem a visitação dos turistas controlados afim de que o Parque continue sendo um preservador do cerrado goiano e do manancial hidrotermal.
.: IGREJA MATRIZ
Construída em 1850, é a construção mais antiga do centro de Caldas Novas. Reformada em 1999, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores manteve as paredes e colunas de madeira originais, que retratam a prosperidade da cidade à época de sua construção.
.: ARTESANATO
O artesanato goiano é conhecido por sua inspiração na natureza, e Caldas Novas não é exceção. Marcado pelo uso de matéria-prima da região, como fibras, raízes, folhas e frutos, e pela representação das belezas do cerrado em pinturas e esculturas, o artesanato de Caldas Novas conta com artistas de renome nacional e internacional, como Pedro Pereira e Adeguimar Arantes.
.: FEIRA DO LUAR
Tradicional em Caldas Novas, a Feira do Luar é realizada em uma área de mais de 1000m2 no centro da cidade, sábados e domingos a partir das 18h. Com mais de 100 barraquinhas. Um lugar especial para quem quer aproveitar a noite e ter uma visão geral do artesanato local e experimentar a saborosa culinária caldanovense.
.: BALNEÁRIO MUNICIPAL
Construído em 1910, o Balneário Municipal era a princípio uma casa de banhos particular, abastecida por três entradas de água com diferentes temperaturas, o que permitia regular a temperatura dos banhos.
Em 1935 a casa de banhos original foi demolida para a construção de um balneário que, administrado pela prefeitura a partir de 1940, foi novamente reformado e ampliado.
.: JARDIM JAPONÊS
Inspirado nos jardins dos templos budistas, o Jardim Japonês de Caldas Novas foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai, hoje residindo no Brasil. O jardim é guardado por dragões e tudo tem um significado: as tamareiras representam os amigos, os cactus representam os inimigos e a' ponte representa a paz.
Em meio à natureza exuberante, o jardim é um lugar convidativo, repleto de misticismo e livre do estresse cotidiano, perfeito para meditação e relaxamento.
.: CASARÃO
Construído em 1908, é um exemplo da arquitetura goiana do início do século XX, com portas, janelas e pé direito altos que se destinavam a amenizar o calor. Seu acervo conta com objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca.
Abriga uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, e peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais.
.: A CACHAÇARIA
A Cachaçaria Vale das Águas Quentes produz a bebida típica brasileira, a cachaça. Seguindo os padrões de qualidade e a tradição dos antigos alambiques de cobre das fazendas coloniais a cachaça aqui é envelhecida naturalmente em barris de madeira nobre.A Cachaçaria Vale das Águas Quentes possui uma variada linha de produtos bidestilados, direcionada à produção de caipirinha, drinks, batidas e outros coquetéis.
.: MIRANTE SERRA VERDE
Anexo ao Serra Verde Chocolates e Presentes, tradicional ponto de degustação e compra dos famosos chocolates de Gramado, presentes e artesanato em geral, o Mirante Serra Verde é aberto ao público e, proporcionando uma ampla visão de Caldas Novas, é um excelente local para fotografar a cidade.
 
 

 
 
TripAdvisor.com.br